domingo, 5 de maio de 2013

TRADIÇÃO À MESA



Em 1932, o DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca construiu o Açude Lima Campos, em distrito do mesmo nome, que pertence a Icó.
Com o tempo, os peixes do açude viraram matéria-prima do prato forte da cozinha local, a “peixada de Lima Campos”. Famosa na região durante anos, essa tradição esteve bastante enfraquecida em período recente, correndo o risco de desaparecer.
Algo precisava ser feito, pois a culinária do peixe, além de ser patrimônio imaterial de Icó, é fonte de renda para vários cidadãos do distrito. 
Em 2007, o Programa Monumenta patrocinou um projeto de resgate da peixada, com a qualificação de pessoas envolvidas na produção: comerciantes, proprietários de bares, restaurantes, vendedores ambulantes, prestadores de serviços, familiares e colaboradores. Convidado a participar, o Senac, por meio do Centro de Educação Profissional de Iguatu, ofereceu aos cidadãos do Lima Campos cursos de gestão de negócios, treinamento para garçons, cooperativismo, manuseio correto de alimentos e culinária à base de peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário