domingo, 3 de junho de 2012

ZECA DA PEIXADA



José Gomes de Loiola é conhecido como Zeca da Peixada, nascido a 21 de setembro de 1947, em Sobral.
Ele veio residir em Lima Campos em 1966. De início foi pescador, depois comprou o restaurante que atualmente lhe pertence e, anos depois conseguiu um emprego no DNOCS.
Oriundo de região norte do estado de Ceará, com algumas características culturais diferenciadas da região centro-sul onde reside, mostra sem rodeios sua satisfação em e trabalhar em Lima Campos.

"... Eu nunca vou comprar um casa no Icó por que eu só gosto de morar em Lima Campos.Teve uma época até que estavam a vender um chão , um terreno e vieram atrás de eu comprar eu disse. Não, não vou comprar, se não pode me dar vontade de ir morar no Icó e eu quero morar em Lima Campos mesmo".

Sobre os meios de vida em Lima Campos, Zeca se refere à pesca e aos empregos de prefeitura, resaltando que hoje está melhor porque já tem a aposentadoria e outros complementos de renda como o bolsa escola.

"... Antigamente era mais de pesca mesmo o pessoal vivia mais da pesca, e de tecer linha. O trabalho das moças e das mulheres quando eu cheguei aqui era tecer linha.

Sobre o acréscimo da filezinho à peixada:

"...O filé de peixe que por sinal quem inventou fui eu, foi lá em Orós, eu ví os cabras fazendo com um professor ensinando os cabras a tirar o filé do peixe e eu fiquei brechando, eu disse eu vou tentar, ai eu trouxe um dos cabras que tava lá na escola, ele me ensinou aqui, ai pronto, ai pegou, ai eu comecei a usar o filezinho de peixe também dentro da peixada, ai hoje todo mundo também tem, me acompanharam graças a Deus.

Sobre os restaurantes mais antigo:

"... Isso é de muito tempo, os primeiros eu não sei, eu sei que o restaurante mais antigo era esse aqui, esse meu, aqui teve muita gente, vários donos, sabe, Quando eu cheguei aqui, falavam muito no finado Rosimiro, que eu já comprei o prédio do filho dele.
Há muito tempo, eu passei 18 anos pagando aluguel, depois que eles resolveram vender, que eles diziam que não vendiam.
Eu passei 18 anos pagando aluguel, ai eles decidiram vender, eu comprei. Mas o pai dele foi um dos que passou muito tempo aqui também, finado Rosimiro, mas antes dele já tinha mais gente, já existia sempre peixe, desde muito tempo".

"... Lima Campos tá muito mais desenvolvido, tão até falando que vai passar a cidade. Mas nós temos pessoas que graças a Deus , nos visitam.
Nós temos dois balneários na beira do açude, banho bom água limpa do açude, muito boa. E pra terminar, a gente completa com a peixada.
Tomam banho e na hora de comer é pegar a peixada.
Chegar na região do Icó  e não ir comer a peixada lá em Lima Campos não tem sentido não tem sentido não, tem que vim comer a peixada.

Extraído do livro: Bem Vindo ao Reino do Louro e da  Peixada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário