sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

POEMA DO PATATIVA


Ingém de ferro, você

Com seu amigo motô,

Sabe bem desenvorvê,

É munto trabaiadô.

Arguém já me disse até

E afirmô que você é

Progressista em alto grau;

Tem força e tem energia,

Mas não tem a poesia

Que tem um ingém de pau.

O ingém de pau quando canta,

Tudo lhe presta atenção,

Parece que as coisa santa

Chega em nosso coração.

Mas você, ingém de ferro,

Com este horroroso berro,

É como quem qué brigá,

Com a sua grande afronta

Você tá tomando conta

De todos canaviá.

Do bom tempo que se foi

Faz mangofa, zomba, escarra.

Foi quem espursou os boi

Que puxava na manjarra.

Todo suberbo e sisudo,

Qué governá e mandá tudo,

É só quem qué sê ingém.

Você pode tê grandeza

E pode fazê riqueza,

Mas eu não lhe quero bem.

Mode esta suberba sua

Ninguém vê mais nas muage,

Nas bela noite de lua,

Aquela camaradage

De todos trabaiadô.

Um falando em seu amô

Outro dizendo uma rima,

Na mais doce brincadêra,

Deitado na bagacêra,

Tudo de papo pra cima.

Esse tempo que passô

Tão bom e tão divertido,

Foi você quem acabô,

Esguerado, esgalamido!

Come, come, interessêro!

Lá dos confim do estrangêro,

Com seu baruio indecente,

Você vem todo prevesso,

Com históra de progresso,

Mode dá desgosto a gente!

Ingém de ferro, eu não quero

Abatê sua grandeza,

Mas eu não lhe considero

Como coisa de beleza,

Eu nunca lhe achei bonito,

Sempre lhe achei esquesito,

Orguioso e munto mau.

Até mesmo a rapadura

Não tem aquela doçura

Do tempo do ingém de pau.

Ingém de pau! Coitadinho!

Ficou no triste abandono

E você, você sozinho

Hoje é quem tá sendo dono

Das cana do meu país.

Derne o momento infeliz

Que o ingém de pau levou fim,

Eu sinto sem piedade

Três moenda de sodade

Ringindo dentro de mim.

Nunca mais tive prazê

Com muage neste mundo

E o causadô de eu vivê

Como um pobre vagabundo,

Pesaroso, triste e pérrô,

Foi você, ingém de ferro,

Seu safado! Seu ladrão!

Você me dexô à toa,

Robou as coisinha boa

Que eu tinha em meu coração.

Poema de Patativa do Assaré ( Ingém de Ferro )

Nenhum comentário:

Postar um comentário