quarta-feira, 23 de junho de 2010

CARNAVAL 2011


Nada de Padre Cícero e Juazeiro do Norte nos carros alegóricos da Beija-Flor próximo ano. O cantor Roberto Carlos será o homenageado da Escola de Samba em 2011.

A negociação entre o Governo do Estado e a Escola de Samba Beija-Flor, que faria do centenário de emancipação de Juazeiro do Norte o tema do próximo samba-enredo, não se concretizou. Em 2011, a escola de samba de Nilópolis cantará na Sapucaí A Simplicidade do Rei, sobre a vida do cantor Roberto Carlos.

Visitas de carnavalescos da Beija-Flor à Fortaleza e ao Cariri entre o fim do ano passado e começo deste ano haviam levantado a discussão sobre uma negociação do Governo em patrocinar o Carnaval da escola de samba carioca do próximo ano, em um investimento que poderia chegar a R$ 4 milhões.

No último mês de março, a imprensa cearense publicou matéria sobre o assunto que trazia declarações do carnavalesco Alexandre Louzada, afirmando que as negociações estavam avançadas e o possível enredo sobre o Cariri era a opção preferida da escola. Todavia, na época, apesar de admitir a intenção, a Casa Civil, órgão responsável direto pela negociação, declarou estar em estágio apenas preliminar as conversações.

Em viagem à África do Sul, onde acompanha o governador Cid Gomes durante a Copa do Mundo, o secretário Arialdo Pinho não se pronunciou sobre o assunto. A assessoria do secretário apenas afirmou que ninguém poderia responder sobre a questão na sua ausência. Pinho deve retornar ao Estado no final desta semana. Nenhuma palavra também entre os gestores da Secretaria da Cultura, que foi mantida todo o momento à revelia das negociações a cerca do investimento.

O fracasso das negociações foi lamentado por Dodora Guimarães, pesquisadora e curadora de artes visuais que acompanhou os carnavalescos quando eles estiveram em Fortaleza. "Só lamento, porque seria uma festa tão bonita, tão importante para o centenário de Juazeiro. Apesar de não saber as razões, já que só acompanhei a negociação de forma intelectual, penso que não foi uma desistência, mas talvez uma negociação para o futuro", disse.

A notícia do fracasso das negociações também foi recebida pelo secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos do Santos, 40, que disse ter ficado decepcionado após as expectativas geradas com a recepção de uma equipe de carnavalescos em dezembro do ano passado. "Eles tinham, na verdade, mantido um contato conosco e nós recebemos uma equipe aqui, mas não divulgamos porque eles tinham pedido reserva. Fizemos várias visitas a determinados lugares. Nós ficamos relativamente empolgados e depois, de certa forma, ficamos decepcionados", declarou.

Já para Marcos Antonio Oliveira, 52, cabeleireiro e destaque há 25 anos da Beija-Flor, principal intermediador do contato entre a escola de samba e o Governo do Estado, a decisão por Roberto Carlos em detrimento do Cariri não lhe decepcionou. "Para mim, é maravilhoso. Meu interesse era mostrar o Ceará, só isso, não tinha nenhum outro interesse. Acho que vai ser bacana, porque nada mais brasileiro que o Roberto, o Rei", avaliou.

A sinopse do enredo A Simplicidade de um rei, que servirá de base aos compositores da agremiação, foi apresentando essa semana ao cantor Roberto Carlos, em sua casa na zona sul do Rio de Janeiro. Roberto recebeu, entre outros, Neguinho da Beija-Flor e o carnavalesco Alexandre Louzada, que leu o texto para o homenageado.

O Rei

"No início da leitura, ele disse que ficou preocupado porque a sinopse é toda na primeira pessoa, e ele achou que, em momento algum, poderia se auto-homenagear. Depois, quando viu que tivemos esse cuidado, ficou mais relaxado, e disse que gostou. Foi o segundo encontro com ele, e, ao que tudo indica, a cada encontro, sairemos mais convictos de que ele merece todas as homenagens", afirmou o carnavalesco.

No encontro, ficou combinado que haverá um show na quadra da escola, ainda sem data definida, para que ele possa ter contato com a comunidade. A maior probabilidade é que o evento aconteça entre dezembro e janeiro do próximo ano. Outros encontros com a comunidade estão previstos, como a presença do cantor na escolha do samba-enredo.

"Houve quem sugerisse que ele fizesse um show num lugar mais amplo, tipo Maracanã, mas ele disse que quer que seja na quadra mesmo, porque quer ter um contato mais próximo com a escola", completou Louzada.

Fonte: FOLHAPRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário